Altitude e latitude
Altitude e latitude são grandezas da Geografia utilizadas para a descrição de áreas físicas, dizendo respeito, respectivamente, ao relevo e à localização. Em conjunto, elas atuam como fatores do clima, interferindo nos elementos que determinam a ocorrência climática de uma região, como é o caso da temperatura e da pressão atmosférica. Apesar disso, a latitude não interfere na altitude e vice-versa.
Leia também: Qual a relação entre latitude e longitude?
Resumo sobre altitude e latitude
-
Altitude e latitude são grandezas usadas na Geografia para a caracterização de áreas.
-
São, também, fatores climáticos que interferem no comportamento dos elementos do clima.
-
A altitude é a distância vertical, em metros, entre um ponto qualquer na superfície e o nível do mar. Por usar uma base fixa como referência, é usada na caracterização do relevo.
-
A latitude é a distância medida em graus entre qualquer ponto na superfície terrestre e a Linha do Equador. Integra o sistema de coordenadas geográficas com a longitude.
-
Não há nenhum tipo de interferência da altitude na latitude ou longitude, e vice-versa.
-
A latitude consiste em um fator climático relacionado com a intensidade de luz solar recebida em cada região do planeta, e interfere na temperatura das áreas.
-
Quanto maior a latitude, menores são as temperaturas e mais frios são os climas.
-
A altitude interfere na pressão atmosfera e, por conseguinte, na temperatura. A cada 100 metros de altitude, a temperatura cai 0,6 ºC.
-
Os fatores climáticos interagem na composição de um clima. Nessa interação, a altitude se torna preponderante sobre a latitude, causando a ocorrência de subtipos climáticos.
O que é altitude e latitude?
Altitude e latitude são duas grandezas empregadas na Geografia para a caracterização dos aspectos físicos de uma área. Tanto a altitude quanto a latitude são classificadas, também, como fatores do clima, já que ambas interferem no comportamento dos elementos que definem a ocorrência climática de uma região, como a temperatura, a pressão atmosférica e a umidade.
Diferenças entre altitude e latitude
A altitude e a latitude são, ambas, grandezas que podem auxiliar a descrever determinada paisagem natural. Apesar de atuarem sempre juntas na caracterização de recortes espaciais, entretanto, é preciso saber que a altitude e a latitude são dois conceitos muito distintos da Geografia e que têm aplicações diferentes dentro dos estudos geográficos. Entenda, a seguir, a diferença entre eles:
-
Altitude
É a distância vertical entre um ponto qualquer e o nível do mar. Seu uso se aplica às diferentes formas de relevo que caracterizam um terreno, e é importante para a análise geomorfológica da superfície terrestre; mas, atenção: altitude e altura não são a mesma coisa. Ao medirmos uma montanha, por exemplo, a altitude equivale à distância vertical entre o seu pico e o nível do mar. A altura dessa montanha, por sua vez, é a medida vertical entre o seu pico e a sua própria base.
A altitude, portanto, é uma grandeza que utiliza uma base comum e fixa que permite estabelecer análises comparativas de formas de relevo e formações geológicas em toda a extensão da superfície terrestre.
-
Latitude
É a distância medida em graus entre qualquer ponto na superfície terrestre e a Linha do Equador. A latitude é uma grandeza usada na localização e na orientação no espaço, sendo importante, ainda, para a determinação das zonas térmicas do planeta Terra e, portanto, para a identificação dos diferentes tipos de clima. A latitude é medida com base em linhas imaginárias horizontais traçadas sobre a superfície terrestre e integra o sistema de coordenadas geográficas.
Latitude, longitude e altitude
A latitude, a longitude e a altitude são conceitos importantes da Geografia física, sendo muito presentes nos estudos e produtos derivados da cartografia. Como vimos anteriormente, a latitude é parte do sistema de coordenadas geográficas, o qual compõe com a longitude. A longitude também é uma medida em graus, e representa a distância entre qualquer ponto na superfície terrestre e o Meridiano de Greenwich. Essa grandeza é utilizada para a contagem das horas no sistema de fusos horários.
Para além da sua atuação conjunta no clima, a altitude não se relaciona com a latitude. Por outro lado, não existe relação entre a longitude e a altitude, exceto a sua importância na composição do conhecimento geográfico. Portanto, a altitude não interfere nas coordenadas geográficas e vice-versa.
Veja também: O que são paralelos e meridianos?
Como descobrir altitude e latitude?
A altitude e a latitude são medidas que podem ser descobertas por meio do uso das tecnologias de localização. Os aparelhos de GPS atualmente fornecem todas as informações acerca de uma área, o que inclui a sua altitude e, é claro, as coordenadas geográficas em que ela se encontra. Tanto os aparelhos usados em campo, profissionalmente, quanto os GPS modernos, presentes em periféricos como os celulares, fazem a leitura desse tipo de dado.
No caso da altitude, existe ainda um aparelho específico que é utilizado para mensurar essa grandeza: o altímetro. Ele determina a altitude de uma área com base em sua pressão atmosférica, e é comumente usado em aeronaves.
Influência da altitude e latitude no clima
A altitude e a latitude são, ambas, fatores do clima. Isso significa que elas conseguem interferir diretamente no comportamento dos elementos que caracterizam o clima de uma área, criando, assim, diferentes subtipos ou subcategorias de clima. Entenda, a seguir, como isso acontece.
→ Influência da latitude no clima
A latitude faz referência à posição de determinado ponto na superfície terrestre. A localização de uma área determinará a radiação que ela receberá durante o ano, o que implica a definição das suas temperaturas anuais. Em áreas de baixa latitude entre os trópicos (de Câncer e de Capricórnio), encontramos áreas que recebem raios solares com maior intensidade e, consequentemente, mais quentes. É onde se desenvolvem os climas tropicais.
Avançando para áreas de maior latitude, os raios solares incidem com menor intensidade na superfície e, por conseguinte, temos climas mais amenos e climas frios. Por essa razão, a latitude é utilizada na delimitação das zonas térmicas do planeta Terra.
→ Influência da altitude no clima
A altitude é um fator que interfere na temperatura e na pressão atmosférica. Por isso, dizemos que a altitude supera a latitude em sua influência no clima de uma área. A rarefação do ar aumenta com o ganho de altitude, o que, por conseguinte, diminui a pressão atmosférica. Quanto menor é a pressão atmosférica em uma área, menor é a capacidade do ar de reter calor, o que resulta em menores temperaturas.
Estima-se que, a cada 100 metros de altitude, a temperatura diminui em 0,6 ºC. Além do frio, áreas de maior altitude registram maior ocorrência de ventos e de precipitação, inclusive na forma de neve. É por essa razão que, por exemplo, encontramos climas como o subtropical ou frio de montanha na zona tropical do planeta Terra.
Saiba mais: Maritimidade e continentalidade — outros dois fatores que influenciam o clima
Exercícios resolvidos sobre altitude e latitude
Questão 1
(PUC-RS) Considerando a posição da Terra em relação ao Sol e seus efeitos sobre o clima do planeta, podemos afirmar que
I. a quantidade de radiação solar incidente sobre o topo da atmosfera da Terra depende de três fatores: latitude, longitude e altitude.
II. as regiões de baixa latitude do planeta recebem a luz solar de maneira mais direta e concentrada; já as regiões de alta latitude recebem a insolação de forma oblíqua e difusa.
III. as terras atravessadas pela linha do Equador possuem dois máximos de insolação nos solstícios e dois mínimos nos equinócios.
IV. o Sol só poderá incidir diretamente sobre a cabeça de um observador (ângulo de 90º ou zênite), ao meio dia, nas terras do planeta localizadas entre as latitudes 30º N e 30º S, respectivamente.
Está/Estão correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
a) I.
b) II.
c) I e III.
d) II e IV.
e) III e IV.
Resolução: Alternativa B. Somente o afirmado em II é correto.
-
I: Diferentemente do afirmado, a radiação incidente depende somente da latitude.
-
III: As terras ao redor da Linha do Equador são aquelas que recebem luminosidade praticamente uniforme ao longo do ano.
-
IV: A incidência perpendicular dos raios solares ocorre na região tropical do planeta Terra, que fica entre as latitudes 23º27’ N e 23°27’ S.
Questão 2
(Fepese) Sobre latitude, altitude e temperatura assinale a afirmativa correta:
a) Quanto maior a latitude, ou seja, quanto maior a distância do Equador, menores as temperaturas.
b) Quanto menor a altitude de uma localidade, menor será a sua temperatura.
c) Devido ao fato de a Terra ser esférica, os raios solares atingem a superfície terrestre com inclinações igualitárias.
d) Quanto mais próximo do Equador, maior é a inclinação com os que os raios solares incidem sobre a superfície terrestre.
e) Quanto menor a latitude, mais acentuada a inclinação dos raios solares e, portanto, maior a espessura de atmosfera a ser atravessada e menor o aquecimento da superfície.
Resolução: Alternativa A. As temperaturas diminuem e os climas se tornam mais frios em áreas mais afastadas da Linha do Equador, ou seja, que apresentam maior latitude.
Fontes
IBGE. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2024. Disponível em: https://atlasescolar.ibge.gov.br/.
IBGE, Departamento de Recursos Naturais e Estudos Ambientais. Glossário geológico. Rio de Janeiro: IBGE, 1999. 214p. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/monografias/GEBIS%20-%20RJ/glossariogeologico.pdf.
