As Empresas Globais
Uma das características mais importantes no desenvolvimento da globalização é as multinacionais.
São empresas de grande porte, geralmente originam de países desenvolvidos nos quais estão as sedes, que se instalam em vários países, ou pelo menos em todos continentes.
A grande maioria das multinacionais possui um enorme capital, que supera a riqueza de muitos países juntos.
Nas décadas de 50 e 60 havia poucas multinacionais e as que existiam eram norte-americanas (GM, Ford, ITT, Exxon), e posteriormente as multinacionais Européias e Japonesas (Fiat,Renault, Nestlé, Volkswagen, Siemens, Britsh, Toyota, Mitsubishi, Sony) também entraram no processo, isso em meados de 1970.
Hoje 50 mil empresas são consideradas multinacionais, o interessante é que houve uma evolução quanto à origem, muitas multinacionais originam de países do sul ou emergentes, inclusive o Brasil com o Banco do Brasil e a Petrobrás.
Em suma, as multinacionais romperam todos os limites territoriais e políticos, com poucas exceções, e essa expansão acelera ainda mais o processo de globalização, pois dinamiza os fluxos comerciais, industriais, determinam os rumos do consumo, altera a realidade local, na realidade as multinacionais são “combustíveis” da globalização que diminuem as distâncias no mundo.

Publicado por Eduardo de Freitas
Artigos Relacionados
Biologia
Doença de Parkinson
A doença de Parkinson ficou muito conhecida e relacionada aos tremores involuntários das mãos e à dificuldade em realizar alguns movimentos, mas o tremor das mãos nem sempre está relacionado à doença. Atualmente, a doença não tem causa conhecida. A degeneração de células nervosas específicas abaixa os níveis de dopamina, causando o conjunto de sintomas que conhecemos como doença de Parkinson ou mal de Parkinson.