Verbos unipessoais

Verbos unipessoais são aqueles que apresentam somente a terceira pessoa do singular ou do plural.

Essa classe gramatical é dotada de algumas particularidades, às quais precisamos estar atentos, de forma a não cometermos alguns tropeços mediante a formulação de nossas ideias, uma vez que o uso das formas verbais é imprescindível rumo a esse intento.

Assim, emos a conhecer algumas das características que nutrem os chamados verbos unipessoais.    

* Exprimem ações ou estados relativos a vozes de animais, tais como: mugir, cacarejar, latir, miar, entre outros. No entanto, quando se trata de uma linguagem conotativa, com exceção da primeira e segunda pessoa, podem ser conjugados, como por exemplo:

Rosnavam palavrões e xingamentos, em alto e bom som.

Notamos que o verbo está conjugado na terceira pessoa do plural (eles).

* Outro caso que também os representa é quando, estando na terceira pessoa do singular, os verbos se constituem de sujeito representado por uma oração. Nesse caso, são exemplos: ocorrer, convir, custar, acontecer, entre outros, como este retratado abaixo:

Convém esperarmos um pouco.

Fazendo a pergunta ao verbo, obtemos: O que convém?

Esperarmos um pouco. Pronto! Eis aí um sujeito formado por uma oração, a qual se classifica como uma subordinada substantiva reduzida de infinitivo.

Os verbos unipessoais apresentam somente a terceira pessoa gramatical
Os verbos unipessoais apresentam somente a terceira pessoa gramatical
Publicado por Vânia Maria do Nascimento Duarte
Biologia
Doença de Parkinson
A doença de Parkinson ficou muito conhecida e relacionada aos tremores involuntários das mãos e à dificuldade em realizar alguns movimentos, mas o tremor das mãos nem sempre está relacionado à doença. Atualmente, a doença não tem causa conhecida. A degeneração de células nervosas específicas abaixa os níveis de dopamina, causando o conjunto de sintomas que conhecemos como doença de Parkinson ou mal de Parkinson.