Gás CS

O gás CS possui substâncias que irritam a pele, por isso é comumente usado por militares para repreender uma movimentação exagerada ou violenta.

Gás lacrimogêneo (do latim lacrima = lágrima) é um nome genérico dado a vários tipos de substâncias que irritam a pele, uma delas é o CS (2-clorobenzilideno malononitrilo).

O CS é considerado um dos mais seguros meios de repreender um agressor. É comumente usado por militares para conter multidões enfurecidas em protestos políticos. A seguir, a estrutura molecular do CS:




CS (2-clorobenzilideno malononitrilo)

Repare que a estrutura é formada por um anel benzênico, ao qual está conectado um átomo de cloro e, na extremidade, estão ligados dois grupos ciano.

O principal efeito da exposição ao gás CS é a reação involuntária de lacrimação, uma vez que os irritantes oculares atuam no sensível terminal nervoso da membrana mucosa do olho. A presença das moléculas ofensivas estimula a produção de um enorme fluxo de lágrimas com a finalidade de expulsar tais moléculas. Os efeitos nocivos de CS desaparecem dentro de 15 minutos.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Gás CS como arma policial.
Gás CS como arma policial.
Publicado por Líria Alves de Souza
Geografia
Pontos extremos do Brasil
Assista à videoaula e descubra o que é um ponto extremo no território. Saiba quais são os pontos extremos do Brasil e conheça suas particularidades.