Polietileno

O polietileno é um polímero de adição comum, ou seja, ele é formado pela união sucessiva de milhares de monômeros, que nesse caso são moléculas do etileno (eteno).

  monômero                polímero    
      etileno                  polietileno

 n H2C ? CH2 → (? CH2 ? CH2 ?)n

Observe que na reação de polimerização acima, a ligação pi (π) entre os carbonos do etileno é rompida e formam-se duas ligações simples que permitem que as moléculas de etileno se liguem umas às outras.

A figura abaixo mostra como as macromoléculas desse polímero são realmente grandes, sendo formadas por 2 000 a 100 000 moléculas de etileno.

Esse polímero é muito comum no dia a dia, principalmente devido à sua resistência e ao seu baixo custo. A forma com que esse plástico irá se apresentar e, consequentemente, quais serão as suas aplicações dependerão de fatores tais como a pressão, a temperatura e o tipo de catalisador usado durante a reação de polimerização.

Existem duas possibilidades:

  • Polietileno de alta densidade (PEAD ou HDPE): A densidade desse polímero fica entre 0,94 g/cm3 e 0,97 g/cm3. Ele é rígido e denso porque as suas cadeias carbônicas são lineares, retas e se agrupam paralelamente, permitindo a ocorrência de interações intermoleculares.

O seu símbolo de reciclagem é o número 2 dentro do símbolo de material plástico reciclável (triângulo feito com três setas). Suas principais aplicações são em garrafas plásticas, recipientes para detergentes, cabos de as, brinquedos e outros objetos. Depois de reciclado, esse polímero pode dar origem a cadeiras e latas de lixo.

  • Polietileno de baixa densidade (PEBD ou LDPE): A densidade desse polímero fica entre 0,92 g/cm3 e 0,94 g/cm3. Ele é mais macio e flexível porque as suas cadeias carbônicas possuem ramificações e, dessa forma, as interações intermoleculares são dificultadas.

O seu símbolo de reciclagem é o número 4 dentro do símbolo de material plástico reciclável. Suas principais aplicações são em embalagens de biscoitos e massas, sacos plásticos, revestimentos de fios, entre outros. Sua reciclagem produz saquinhos de supermercado.

O polietileno pode ser produzido também a partir do álcool etílico e vem sendo conhecido como “plástico verde”. Sobre esse assunto, leia o texto Plásticos biodegradáveis.

Símbolo de reciclagem do polietileno de alta densidade
Símbolo de reciclagem do polietileno de alta densidade
Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Geografia
Fatores locacionais da indústria
Assista à videoaula saiba o que são os fatores locacionais da indústria. Entenda como a atividade industrial considera alguns critérios para seu estabelecimento e evolução. Conheça os fatores locacionais da indústria na atualidade.