Ramos da química

Quando mencionamos sobre a Química, logo nos vem à mente, os laboratórios, vidrarias (como as demonstradas acima) e análises químicas. Na verdade, esta ideia está fundamentada em um dos ramos desta ciência, a Química Analítica.

O profissional destinado à análise em laboratório é denominado de químico analítico. A analítica por sua vez subdivide-se em duas, a qualitativa e a quantitativa. A primeira delas é destinada à analise das substâncias que se fazem presente em uma mistura, e a última, determina a quantidade específica de cada substância em meio ao processo.

Química Orgânica: a maior e mais sistemática área da química, é também conhecida como química do carbono. Esta denominação parte do objeto de estudo desta ciência: os compostos derivados do elemento carbono (C). Estima-se que sejam conhecidos cerca de 12 milhões de compostos químicos, dentre eles, 90% são orgânicos, razão pela qual se explica a tamanha abrangência da Química orgânica.

Química Inorgânica: o químico inorgânico atua no estudo de substâncias inorgânicas, como: minerais, sais, silicatos, etc. A inorgânica abrange um vasto campo, com exceção dos compostos derivados do carbono.

Físico-química: esta área da química é reservada ao estudo das reações químicas, ela trata dos mecanismos e explicações para a ocorrência de fenômenos físicos e químicos, relacionados aos elementos. Neste contexto, aborda-se as propriedades e comportamento das substâncias em meio aos processos.

Veja mais!
Análise química
Como a química se subdivide?
Como a química se subdivide?
Publicado por Líria Alves de Souza
Biologia
Doença de Parkinson
A doença de Parkinson ficou muito conhecida e relacionada aos tremores involuntários das mãos e à dificuldade em realizar alguns movimentos, mas o tremor das mãos nem sempre está relacionado à doença. Atualmente, a doença não tem causa conhecida. A degeneração de células nervosas específicas abaixa os níveis de dopamina, causando o conjunto de sintomas que conhecemos como doença de Parkinson ou mal de Parkinson.