Vidro pode brilhar como diamante?
Olhando o objeto retratado na imagem acima, como você o classifica? Trata-se de diamante ou vidro? Ambos podem até ser aparentemente parecidos, mas possuem propriedades completamente distintas.
A lapidação do diamante lhe confere brilho característico e, consequentemente, uma valorização no mercado. Ele é empregado na fabricação de joias preciosas e é reconhecido mundialmente por sua rara beleza.
Lapidar uma pedra de diamante é algo minucioso e praticado apenas por especialistas. Consiste em cortá-la em inúmeras facetas e assim limitar a superfície da pedra, dando a forma desejada. Um bom corte é aquele que confere o máximo de cintilação e de dispersão da luz.
Então, surge a pergunta: não é possível fazer o mesmo com o vidro? Após ar pela lapidação, o vidro também adquire brilho característico do diamante? Definitivamente não, uma vez que o vidro é desprovido de índice de refração como o do diamante. Ele poderia até ser cortado em inúmeras facetas, mas não aria de um vidro com maior brilho que os outros.
Entende-se por índice de refração a capacidade que o objeto possui de dispersar a luz.
Por Líria Alves
Graduada em Química

Publicado por Líria Alves de Souza
Artigos Relacionados
Amônia artificial
Como produzir amônia de forma econômica.
Elemento mais abundante na Terra
Saiba qual é o elemento químico mais abundante na Terra.
Gás Lacrimogêneo contra o vandalismo
Gás Lacrimogêneo contra o vandalismo, Spray de pimenta, protestos violentos, Primeira Guerra Mundial, classe dos Haletos, grupo dos Halogênios, lágrimas incessantes, o-Clorobenzilideno malononitrilo, agente incapacitante, sensação de queimadura.
Por que a chama do fogão é azul?
O diferencial na cor implica na intensidade da chama.
Sangue do futuro
Como reproduzir o fluido essencial a vida a partir de polímeros.
Inglês
Phrasal verbs: o que são e como usar?
Assista à videoaula e aprenda sobre os “phrasal verbs”. Entenda o que são esses verbos e saiba como usá-los.