William Perkin

O inglês William Perkin foi o químico que descobriu o primeiro corante sintético.

William Perkin foi estudante da faculdade Royal de Química localizada em Londres, Inglaterra. Lá cumpria a função de assistente de Wilhelm von Hofmann, e na bela manhã de 23 de março de 1856, fez uma descoberta de enorme importância para as indústrias têxtil e química.

Com apenas 18 anos, Perkin realizava estudos buscando sintetizar a quinina utilizada no tratamento da malária. Seu primeiro objetivo era oxidar a aliltoluidina (C10H12N, um derivado da anilina), para obter a quinina, mas não conseguiu. No entanto, ao tentar limpar o frasco com álcool, observou que o sólido, proveniente da reação, se dissolvia e deixava o álcool roxo. O jovem químico acabava de produzir o que seria o primeiro corante sintético, que chamou de mauveína ou púrpura de anilina.


Para completar o sucesso da descoberta de Perkin, malva foi a cor daquele ano. Rapidamente o corante se difundiu e teve uma grande demanda; um sucesso de vendas.

William Perkin não perdeu tempo, patenteou o novo corante e abriu uma fábrica de tinta em Greenford, no oeste de Londres, com a ajuda de parentes ricos.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Willian Perkin com tecido tingido por malveína.
Willian Perkin com tecido tingido por malveína.
Publicado por Líria Alves de Souza
Banco de Redações
Elementos da narrativa: personagens
Na videoaula de hoje, vamos ver com mais profundidade sobre os tipos de personagens e suas características. Boa aula!