Ciclos biogeoquímicos

Os ciclos biogeoquímicos são processos naturais em que os elementos químicos circulam entre os seres vivos e o meio ambiente.

Os ciclos biogeoquímicos, também chamados de ciclos da matéria, podem ser definidos como processos naturais em que ocorre a ciclagem dos elementos, ou seja, sua agem do meio ambiente (componentes físico-químicos) para os organismos vivos e destes de volta para o meio. Por esses ciclos envolverem organismos vivos, o meio terrestre (parte não viva) e elementos químicos, recebem a denominação de biogeoquímicos.

Durante um ciclo biogeoquímico, os elementos são absorvidos por seres vivos e são responsáveis por várias e diferentes reações químicas fundamentais para a sobrevivência desses organismos. Posteriormente esses elementos retornam ao ambiente pelo processo de decomposição ou por outros mecanismos, tais como a transpiração, respiração e eliminação de fezes. Assim sendo, fica nítido que a matéria é reciclada e que os elementos, tais como nitrogênio, carbono e oxigênio, não são criados nem destruídos.

A contínua agem dos elementos através dos seres vivos e dos elementos não vivos da Terra garante a sua disponibilidade constante na natureza. Em um ecossistema natural, sem intervenção do homem, esses ciclos permanecem em um constante equilíbrio.

De acordo com o seu reservatório, costuma-se classificar os ciclos biogeoquímicos em dois tipos: os ciclos gasosos e os ciclos sedimentares. Os ciclos gasosos possuem como principal reservatório a atmosfera. Como exemplo, podemos citar o ciclo do carbono, do oxigênio e do nitrogênio. Já os ciclos sedimentares são aqueles que possuem como reservatório a crosta terrestre. São exemplos os ciclos do fósforo e do enxofre.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os ciclos gasosos geralmente ocorrem de maneira mais rápida que os ciclos sedimentares. Isso acontece em face da dificuldade de o dos organismos aos reservatórios da crosta terrestre. Além desses fatores, a velocidade dos ciclos também pode ser influenciada pela natureza do elemento químico, taxa de crescimento de seres vivos, movimento na teia alimentar, taxa de decomposição e a ação do homem.

A intervenção humana no meio ambiente altera significativamente a ciclagem dos elementos. A poluição, a extração de minerais, a agricultura e a produção de energia são exemplos clássicos de nossa interferência nos ciclos biogeoquímicos.

Para saber mais sobre os ciclos biogeoquímicos, e:

Ciclo do Carbono.

Ciclo do Nitrogênio.

Ciclo do Fósforo.

Ciclo do Oxigênio.

Ciclo da Água.

O ciclo da água é o mais importante ciclo biogeoquímico
O ciclo da água é o mais importante ciclo biogeoquímico
Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos

Videoaulas

Artigos Relacionados

Ciclo da água
Clique aqui e saiba mais sobre o ciclo da água. Neste texto falaremos a respeito da importância desse ciclo e das etapas que o compõem.
Ciclo do Fósforo
Um elemento químico componente da estrutura molecular de importantes substâncias orgânicas.
Ciclo do Oxigênio
Aprenda um pouco mais a respeito do ciclo do oxigênio. Neste texto, falaremos a respeito das etapas do ciclo do oxigênio, sua relação com o ciclo do carbono e a importância desse ciclo para os seres vivos. Traremos ainda um exercício de vestibular que cobrou esse tema e um pequeno resumo sobre esse ciclo.
Ciclo do carbono
Você sabe como o carbono circula no ambiente? Clique aqui e amplie seus conhecimentos sobre o ciclo do carbono e a importância desse elemento.
Ciclo do nitrogênio
Compreenda as principais etapas do ciclo do nitrogênio e entenda a sua importância para os seres vivos e para o ambiente!