Níveis de organização dos seres vivos
Níveis de organização dos seres vivos são categorias definidas baseadas na forma, na função e nas dinâmicas ecológicas que auxiliam os estudos na área da Biologia. A organização biológica dos seres vivos inclui os níveis de átomo, de molécula, de célula, de tecido, de órgão, de sistema, de organismo, de população, de comunidade, de ecossistema e de biosfera. Essas categorizações auxiliam nos estudos biológicos e permitem a construção de conhecimento sobre os seres vivos de modo que esses conceitos possam ser utilizados por todos os estudiosos.
Leia também: Afinal, o que são os seres vivos?
Resumo sobre os níveis de organização dos seres vivos
- Níveis de organização dos seres vivos são categorias definidas baseadas na forma, na função e nas dinâmicas ecológicas.
- Essas categorias são importantes para a compreensão das estruturas estudadas mediante a amplitude e a complexidade da vida e dos seres vivos.
- A organização biológica dos seres vivos inclui os níveis de átomo, de molécula, de célula, de tecido, de órgão, de sistema, organismo, de população, de comunidade, de ecossistema e de biosfera.
- Até o nível de organismo, as categorias dizem respeito a um indivíduo.
- A partir de população, as categorias dizem respeito a diversos indivíduos.
O que são os níveis de organização dos seres vivos?
Níveis de organização dos seres vivos são categorias definidas baseadas na forma, na função e nas dinâmicas ecológicas que auxiliam os estudos na área da Biologia. A organização dos seres vivos pode ser categoria desde a célula, a unidade funcional e estrutural da vida, até a biosfera, o conjunto da vida no planeta. Essas categorias são importantes para a compreensão das estruturas estudadas mediante a amplitude e a complexidade da vida e dos seres vivos. As categorias que fazem parte dos níveis de organização biológicas são definidas a partir de escopos bem delimitados. Eles podem ser utilizados por quaisquer estudos, de forma a facilitar a comunicação e a compreensão da Biologia.
Quais são os níveis de organização dos seres vivos?
A organização biológica dos seres vivos inclui os níveis de átomo, de molécula, de célula, de tecido, de órgão, de sistema, de organismo, de população, de comunidade, de ecossistema e de biosfera. Confira mais detalhes a seguir.

- Células: todo ser vivo é formado por células, que são as menores unidades estruturais e funcionais da vida. As células, assim como toda a matéria existente no universo, são compostas por átomos, que formam moléculas. Moléculas podem formar macromoléculas, que são maiores e mais complexas. As células possuem subestruturas com funções específicas formadas por diversas moléculas e macromoléculas chamadas de organelas. Os organismos podem ser formados por uma única célula (unicelulares) ou por diversas células (multicelulares). A multicelularidade inclui níveis de organização subsequentes e mais amplos do que a célula.
- Tecidos: são conjuntos de células que, juntas, desempenham uma função específica. Podem ser semelhantes ou diferentes, sendo este um agrupamento funcional. O sangue, por exemplo, possui uma variedade de células diferentes, como leucócitos, hemácias, eosinófilos, plaquetas, entre outros. Juntas, essas células desempenham as funções sanguíneas e são, portanto, um tecido. Líquidos que formar a matriz extracelular em que essas células funcionam também são parte do tecido.
- Órgãos: são conjuntos de tecidos que, unidos, desempenham uma função específica. O estômago, por exemplo, possui tecidos epiteliais, musculares e conjuntivos. Juntos, eles atuam em parte do processo de digestão dos alimentos que ingerimos.
- Sistemas: são conjuntos de órgãos que desempenham uma função específica no organismo. O sistema digestório, por exemplo, é composto por uma série de órgãos (como a boca, o estômago, o intestino, o reto, etc.), cada um com uma função específica que é parte de um processo maior e necessário ao organismo – a digestão.
- Organismos: são as formas individuais e autônomas da vida, compostas pelo conjunto de sistemas, de órgãos, de tecidos e de células que fazem parte delas. Possuem integridade entre suas partes e as características determinantes da vida, como metabolismo e desenvolvimento, mantendo estabilidade interna.

- População: uma população é definida pelo conjunto de organismos de uma mesma espécie. Neste nível de organização e nos subsequentes, estão incluídos diversos indivíduos.
- Comunidade: a comunidade é caracterizada pelo conjunto de diversas populações diferentes. Nesse sentido, inclui diversos organismos que formam populações, as quais, juntas, formam uma comunidade.
- Ecossistema: é caracterizado por uma comunidade e pelo ambiente não vivo em que esses seres vivos habitam, incluindo elementos bióticos e abióticos. Um ecossistema diz respeito a um nível de organização funcional entre comunidades e ambientes.
- Bioma: é definido por características próprias de uma região que estão ligadas ao funcionamento, à estrutura e às dinâmicas de um determinado ecossistema. Um bioma diz respeito a um ecossistema estruturado e constituído em um determinado local, cujas características regionais influenciam de forma singular as suas dinâmicas.
- Biosfera: é o nível mais amplo de organização, que corresponde ao conjunto de todos os biomas, ecossistemas, seres vivos e fatores abióticos no planeta. A biosfera inclui todos os locais da Terra em que a vida existe.
e também: Quais são as relações ecológicas?
Qual a importância dos níveis de organização dos seres vivos?
A vida no planeta é ampla, complexa e abundante. Ao estudarmos um organismo, um grupo de seres vivos ou as regiões em que seres vivos estão, estamos diante de uma série de eventos interligados e complexos. Para compreender esse funcionamento, é necessário estabelecer critérios e definições do que desejamos analisar. Essa organização conceitual sobre o que estamos estudando é fundamental para a construção do conhecimento sobre os seres vivos.
A partir de uma organização padronizada com critérios estabelecidos, é possível discutir as informações estudadas de maneira que seja possível entender exatamente do que estamos falando. A partir dessas classificações, estudiosos podem discutir e comparar seus estudos de maneira mais precisa diante da abundância e da complexidade do mundo vivo.
Exercícios resolvidos sobre níveis de organização dos seres vivos
Questão 1
(Uece) População é definida como o conjunto de
A) indivíduos da mesma espécie que convivem em uma mesma área.
B) seres vivos que interagem entre si e com todos os indivíduos migrantes.
C) fatores bióticos e abióticos que compõem o ecossistema dos seres vivos.
D) indivíduos da comunidade que interagem e convivem na mesma área.
Resolução:
Alternativa A.
O nível de organização população diz respeito ao conjunto de organismos que habitam uma área e que são de uma mesma espécie.
Questão 2
(Vunesp) Os níveis de organização da matéria que constitui os seres vivos estão exemplificados na figura a seguir.
(http://biologianet.uol.com.br)
Sobre os níveis de organização ilustrados, é correto afirmar que
A) as organelas são as menores unidades vivas dos seres vivos.
B) os tecidos são agrupamentos de células que desempenham uma função em comum.
C) as populações comportam organismos de espécies diferentes em um mesmo local.
D) as comunidades são compostas por fatores bióticos e abióticos.
E) os ecossistemas são ambientes isolados e que não se inter-relacionam.
Resolução:
Alternativa B.
Sobre os níveis de organização dos seres vivos, a célula é a unidade estrutural e funcional da vida. Tecidos são conjuntos de células que desempenham uma função específica comum. Populações são conjuntos de organismos de uma mesma espécie. Comunidades são conjuntos de populações de diversas espécies que vivem em conjunto. Os ecossistemas são interrelacionados e possuem fatores bióticos e abióticos. Neste sentido, apenas a alternativa B contém uma afirmação correta sobre a organização dos seres vivos.
Fontes
ODUM, E.; BARRET, GW. Fundamentos de ecologia. 5ed. São Paulo: Cengage Learning, 2008.
URRY, L. A. et al. (org.). Biologia de Campbell. 12ed. Porto Alegre: Artmed, 2022.
