Curto-circuito
O curto-circuito é um grave problema nas instalações elétricas em que temos a diminuição brusca e imediata da resistência elétrica, provocando uma elevação da intensidade da corrente elétrica que flui por um caminho inesperado do circuito elétrico.
Leia também: O que é um circuito elétrico?
Resumo sobre curto-circuito
- O curto-circuito é um fenômeno elétrico que pode ser provocado pela falha, mal uso ou desgaste de um componente eletrônico.
- Pode ser classificado como curto-circuito ou falha de aterramento
- Acontece quando temos o aumento da corrente elétrica devido à diminuição da resistência elétrica em um circuito curto.
- Evitamos um curto-circuito utilizando disjuntores e fusíveis na rede elétrica.
- Os curtos-circuitos podem provocar desde pequenas faíscas a grandes explosões.
O que é curto-circuito?
O curto-circuito é um fenômeno acidental ou proposital que ocorre quando a intensidade da corrente elétrica aumenta instantaneamente em razão da redução drástica da resistência elétrica em um circuito curto. Ele pode ser classificado como curto-circuito ou falha de aterramento:
- Curto-circuito em si: ocorre quando um fio quente (ou fio fase) com corrente ativa entra em contato um fio neutro ou outro fio fase.
- Falha de aterramento: ocorre quando o fio fase entra em contato com alguma parte do sistema que esteja aterrada. Nessa situação temos mais chances de ocorrer choques e menos chances de fogo.
O que provoca um curto-circuito?
O curto-circuito pode ser provocado acidentalmente ou propositalmente de diversas maneiras:
- Falha de um componente eletrônico.
- Mal uso de um componente eletrônico.
- Aparelhos desgastados ou usados em excesso podem desenvolver curtos-circuitos internos por uma fiação defeituosa, e quando ligados a uma tomada podem gerar diversos problemas na rede elétrica.
- Deterioração do isolamento dos fios em razão de grampos não isolados, perfurações de pregos e parafusos, envelhecimento da fiação, roeção da fiação por ratos e pássaros, expondo os condutores internos dos fios, podendo provocar o seu contato e possivelmente um curto-circuito.
Como acontece um curto-circuito?
O curto-circuito acontece quando a resistência elétrica é reduzida de maneira muito brusca, gerando a elevação da corrente elétrica que percorrerá o caminho mais curto no circuito elétrico.
Como evitar um curto-circuito?
Para evitar um curto-circuito, é necessário empregar disjuntores e fusíveis nos circuitos elétricos, já que, quando ocorrem sobrecargas na rede elétrica, esses equipamentos cessam a agem de corrente elétrica para o restante do circuito elétrico.
Riscos do curto-circuito

Existem diversos riscos provocados pelos curtos-circuitos, tais como:
- danos aos equipamentos elétricos;
- queimaduras em pessoas próximas;
- explosões;
- queda de energia elétrica;
- geração de faíscas elétricas;
- dissipação de calor;
- incêndios de pequeno e grande porte.
e também: Quais são os efeitos da corrente elétrica no corpo humano?
Como resolver um curto-circuito?
Quando ocorre um curto-circuito de menor magnitude, em que há apenas faíscas, é necessário desligar imediatamente a fonte de energia, depois identificar onde ocorreu o curto-circuito. Em seguida, deve-se chamar um eletricista qualificado que analisará o que causou o curto-circuito, fará as devidas alterações para que isso não se repita e ensinará como evitar futuros curtos-circuitos.
Por sua vez, quando ocorre curtos-circuitos de grande magnitude, em que há incêndios ou explosões, é necessário se afastar imediatamente do local e chamar os bombeiros.
Fontes
SAMPAIO, José Luiz; CALÇADA, Caio Sérgio. Universo da Física: Ondulatória. Eletromagnetismo, Física Moderna. São Paulo: Atual, 2005. o em: 1 fev. 2022 às 11:52.
NUSSENZVEIG, Herch Moysés. Curso de física básica: Eletromagnetismo (vol. 3). Editora Blucher, 2015.
