Fusão e Pressão

A figura abaixo nos mostra o gráfico em um aspecto geral da pressão em função da temperatura de fusão. Em termologia, esse gráfico recebe o nome de curva de fusão.


Gráfico da curva de fusão

Quando estudamos as mudanças de fase das substâncias, vimos que algumas apresentam comportamento diferente do que realmente imaginávamos que aconteceria. Por exemplo, quando uma substância a do estado sólido para o estado líquido, ela se expande; já em outros momentos, quando uma substância a do estado líquido para o sólido, ela se contrai.

Desta forma, podemos dizer que quando aumentamos a pressão externa, estamos também dificultando a expansão das substâncias e, por consequência, aumentando a temperatura de fusão. Nesse caso as moléculas irão precisar de mais energia térmica para vencer o aumento da pressão.

De acordo com o gráfico acima, quando a pressão é p1, a temperatura de fusão é T1. Se aumentarmos a pressão externa para um valor p2, a temperatura de fusão também aumentará, ando então para uma temperatura T2.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fusão com contração


Gráfico da fusão com contração

No gráfico acima temos que quando a pressão externa é p1, a temperatura de fusão é T1, e quando aumentamos a pressão externa para p2, a temperatura de fusão diminui para T2.

A curva do gráfico acima é uma característica do comportamento das substâncias que se contraem ao ar do estado sólido para o estado líquido. Esse fato é verificado em algumas substâncias, como, por exemplo, a água, o ferro, etc.

Pelo fato de essas substâncias se contraírem quando aumentamos a pressão externa, estamos também facilitando a fusão. Dessa forma, dizemos que quanto maior for a pressão, menor será a temperatura de fusão.

O arame corta o gelo mais rapidamente em função do aumento de pressão
O arame corta o gelo mais rapidamente em função do aumento de pressão
Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva

Videoaulas

Artigos Relacionados

A evolução dos termômetros e das escalas
Escalas termométricas, escala Celsius, escala Fahrenheit, Galileu Galilei, surgimento do termômetro de líquido, o termoscópio de Galilei, escala centígrada
Aplicações da termodinâmica
A termodinâmica tem muitas aplicações, conseguindo descrever situações complicadas. Conheça algumas delas aqui!
Dilatação superficial dos sólidos
e este texto sobre dilatação superficial dos sólidos e entenda o fenômeno da dilatação térmica. Confira também exercícios e exemplos.
Energia interna
Clique para entender tudo sobre a energia interna. Confira aqui o que é, como calculá-la, sua unidade de medida, além de exercícios resolvidos.
Evaporação
A evaporação é um processo que ocorre em líquidos com temperatura igual ou inferior a 100ºC.
Volatilidade na Química
Clique aqui para entender o que é volatilidade na Química e veja alguns exemplos de líquidos voláteis e não voláteis. Conheça a tabela de volatilidade química.