Frente de ar

A frente de ar é formada a partir do encontro de massas de ar com características distintas, como temperatura e densidade, trazendo assim instabilidade no tempo atmosférico.

Frente de ar é um sistema atmosférico que se forma no encontro de duas massas de ar com características opostas. Quando uma nova massa de ar se aproxima de uma área, ela empurra a massa atuante até conseguir ocupar o seu lugar. É a superfície de contato entre essas massas que recebe o nome de frente de ar ou frente atmosférica. Uma frente, que pode ser quente, fria, obtusa ou estacionária, provoca instabilidade no tempo atmosférico com o registro de chuvas frontais e mudança de temperatura, além de ventos e nebulosidade.

Leia também: O que é clima?

Resumo sobre frente de ar

  • Frente de ar é um sistema atmosférico formado pelo encontro de massas de ar com características distintas, como temperatura e densidade.

  • De acordo com as características da massa de ar que se aproxima de uma região, a frente pode ser classificada como fria ou quente.

    • Uma frente fria se forma quando uma massa de ar frio se move em direção a uma massa de ar quente, provocando chuvas frontais e queda de temperatura.

    • Uma frente quente se forma quando uma massa de ar quente se move em direção a uma massa de ar frio, provocando chuvas leves e a formação de nuvens altas e rarefeitas.

  • De acordo com o comportamento e a interação das massas de ar, a frente pode ser classificada como oclusa ou estacionária.

    • Uma frente estacionária é aquela que permanece estática ou se move muito lentamente.

    • Uma frente oclusa se forma quando uma massa de ar frio se funde à massa quente devido à velocidade com que se desloca e à sua densidade.

  • As frentes se formam quando uma massa de ar nova exerce pressão sobre a massa de ar que paira sobre uma região, avançando gradualmente. Frente é o nome dado à superfície de contato entre essas massas.

  • Frentes têm impactos como chuvas frontais de intensidade variada, alterações de temperatura, ventos intensos, mudanças na umidade e alterações na pressão atmosférica.

O que é frente de ar?

Frente de ar é um sistema atmosférico que se forma quando duas massas de ar com temperatura e densidades diferentes se encontram. Trata-se, portanto, de uma superfície formada na transição entre uma massa de ar e outra. Uma frente anuncia a chegada de mudanças no tempo atmosférico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais os tipos de frentes de ar?

Os principais tipos de frente de ar são caracterizados de acordo com a massa de ar que chega para se instalar em uma área. São eles:

  • Frente fria: é comum, ao consultarmos a previsão do tempo, ouvirmos que uma frente fria se aproxima trazendo queda de temperaturas e chuvas. Esse tipo de frente se forma quando uma massa de ar fria, como a massa polar, chega até uma área em que o sistema anteriormente atuante era o de uma massa de ar quente.

Nuvens densas e pesadas de chuva caracterizando a chegada de uma frente fria.
Nuvens densas e pesadas de chuva caracterizam a chegada de uma frente fria.
  • A massa fria é mais densa e, por isso, ela se desloca mais próximo da superfície. O ar quente, menos denso, é empurrado para camadas mais altas da atmosfera, o que dá origem às grandes nuvens de tempestade denominadas cumulonimbus. As frentes frias são marcadas por chuvas frontais com a possibilidade de tempestades e queda de granizo, que é produzido nesse tipo de nuvem. A mudança no tempo ocorre de forma brusca e rápida.

  • Frente quente: uma frente quente se forma quando uma massa de ar aquecido se aproxima de uma área em que o sistema vigente é o de uma massa de ar frio. Por ser menos densa, o ar desse sistema quente ascende sobre o ar frio e dá origem a nuvens altas e de baixa espessura como as cirrus.

Céu com formação de nuvens altas e pouco espessas, características de uma frente quente.
Com a chegada de uma frente quente se observa a formação de nuvens altas e pouco espessas.

A mudança no tempo atmosférico causada pela frente quente ocorre de forma muito mais suave do que na frente fria, e a sua duração também é maior. As chuvas frontais também são registradas, já que estamos falando do encontro de massas com aspectos opostos. No entanto, essas chuvas são leves e pouco volumosas.

Além das características da nova massa de ar, uma frente pode ser caracterizada segundo o seu comportamento. Temos, nesse sentido, dois tipos de frente:

  • Frente estacionária: é uma frente de ar que permanece sem se mexer por um período de tempo, ou ao menos aparenta não estar se mexendo. Esse fenômeno acontece quando a massa que se aproxima não avança de forma perceptível sobre a outra, ao o que a massa atuante também parece estar estacionada. O movimento que acontece é tão lento que a frente fica estática ou se move muito devagar. 

  • Frente oclusa: é uma frente de ar que se forma quando uma massa de ar frio não somente empurra uma massa quente, mas também consegue ultraá-la de forma a se fundir temporariamente com ela. As condições atmosféricas sofrem mudanças, e o tempo se torna mais ameno com chuvas leves. Na medida em que a massa fria continua o seu trajeto, tem-se a formação de uma frente fria com suas características tradicionais.

Leia também: Diferenças entre ciclone, tornado, furacão e tufão

Principais características da frente de ar

Toda frente de ar é um fenômeno originário do encontro de duas massas de ar opostas, ou seja, com características principais que são divergentes: fria e quente, de alta densidade e de baixa densidade, com alta umidade e com baixa umidade, etc. Como sendo um prenúncio de mudanças nas condições atmosféricas presentes, a frente é temporária. Elas têm duração de horas a alguns dias e nunca permanecem por meses a fio, por exemplo.

Outro aspecto em comum das frentes é o fato de elas ocasionarem alterações no tempo atmosférico, trazendo chuvas frontais mais ou menos intensas, ventos e mudanças de temperatura.

Formação da frente de ar

A formação de uma frente de ar acontece a partir do encontro de duas massas de ar com características diferentes. O tempo atmosférico de uma área é regido por uma determinada massa de ar que se instala sobre ela e ali permanece por um período de tempo. Uma vez que essas massas estão em contante movimento, eventualmente um novo volume de ar irá se aproximar daquela área para substituir a anterior.

Nesse processo, a massa que se aproxima exerce pressão sobre a anterior, empurrando-a. Esse contato forma uma superfície, que é denominada de frente de ar. A frente, como vimos, é marcada pela ocorrência de chuvas frontais e pela alteração na temperatura do ambiente, indicando a instalação de uma nova massa de ar naquela região.

Os esquemas a seguir exemplificam como esse processo acontece na formação das frentes frias e das frentes quentes.

Esquema da formação de frente fria e frente quente.
Uma frente se forma quando uma massa de ar empurra a outra para se instalar sobre uma área.

Diferenças entre frente de ar e frente atmosférica

Frente atmosférica é uma expressão que pode ser utilizada como sinônimo de frente de ar. Portanto, ambos os termos tratam do mesmo fenômeno, não havendo diferença entre eles.

Frente de ar x massa de ar

A frente de ar e a massa de ar são corpos atmosféricos que estão diretamente atrelados, uma vez que a formação de uma frente depende das massas de ar. No entanto, não podemos confundir esses sistemas. Entenda suas diferenças:

  • Frente de ar: superfície que delimita o encontro entre duas massas de ar com características contrastantes, como temperatura, densidade e pressão atmosférica.

  • Massa de ar: imenso volume de ar que se desloca horizontalmente sobre a superfície terrestre. Trata-se de um corpo homogêneo que apresenta as mesmas características de temperatura, pressão, umidade e densidade em toda a sua extensão.

Impactos das frentes de ar

Pessoas andando com guarda-chuvas em tempo chuvoso.
Chuvas e queda de temperatura são alguns dos impactos das frentes de ar.

Quando uma frente de ar se forma, ela provoca alterações no tempo atmosférico. Isso significa que as condições têm um período curto de duração, ao mesmo tempo em que indicam uma mudança prolongada a seguir devido à nova massa de ar que está se movimentando e vai se instalar naquela área. Os principais impactos das frentes de ar são:

  • chuvas frontais, que podem ser leves ou intensas;

  • mudança de temperatura;

  • aumento ou diminuição da umidade do ar;

  • tempestades com potencial de queda de granizo no caso de frentes frias;

  • ocorrência de ventos intensos;

  • alteração no tipo predominante de nuvens e na sua quantidade;

  • variação da pressão atmosférica.

Leia também: Como se forma um furacão?

Exercícios sobre frente de ar

Questão 1

(Uema) Considere as informações dos textos I e II sobre frente fria, para responder à questão.

TEXTO I

Seja no inverno ou no verão, as previsões do tempo frequentemente anunciam a chegada ou a aproximação de uma ‘frente fria’, preparando-nos para enfrentar alguns dias com temperaturas mais baixas e, de vez em quando, acompanhados de chuva. (...) Segundo especialista, a frente fria é uma zona de transição entre uma massa de ar quente e outra de ar frio, que, geralmente, se forma em regiões de grande contraste térmico. Quando a massa de ar se desloca, leva as condições de temperatura, de pressão e de umidade com as características de sua área de origem. Essas frentes alteram as condições climáticas dos lugares alcançados por elas em sua trajetória.

TEXTO II

Esquema de formação de frente fria em questão de vestibular da Uema

Pode-se afirmar que a frente fria é uma consequência do(a):

a) choque entre uma massa de ar frio e uma massa de ar quente, em que a primeira avança, fazendo a segunda recuar.

b) encontro de duas massas de ar frio, em que a de menor altitude avança sobre a de maior altitude, proporcionando um equilíbrio entre elas.

c) incidência de uma massa de ar seca e uma massa de ar frio, em que a primeira se sobrepõe à segunda, invertendo o recuo da segunda.

d) convergência de uma massa de ar úmida e uma massa de ar semiúmida frio, na qual a primeira aumenta a pressão e a segunda, a temperatura.

e) divergência de uma massa de ar frio e uma massa de ar quente, em que a segunda faz a primeira recuar a partir da variação da umidade.

Resposta: Alternativa A. Uma frente fria se forma quando uma massa de ar frio se movimenta em direção a uma massa quente, empurrando-a. Assim, o ar frio avança e o ar quente recua.

Questão 2

(IF – Farroupilha) A chegada do carnaval será com uma frente fria em todas as regiões de Mato Grosso do Sul, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para sábado, a previsão, segundo o Instituto, é de chuva durante todo o dia no estado.

Fonte: ALMEIDA, L. M. A. de; RIGOLIN, T. B.: Fronteiras da globalização o mundo natural e o espaço humanizado. 3.ed. v.1. Ática: São Paulo, 2017. p.129.

Conforme os diversos tipos de precipitação pluviométrica, a que foi prevista de acordo com o explicitado no texto caracteriza-se como:

a) convectiva.

b) orográfica.

c) frontal.

d) granizo.

e) neve.

Resposta: Alternativa C. O tipo de precipitação previsto é aquela que se origina a partir das frentes de ar. Por isso, ela recebe o nome de chuva frontal.

Fontes:

ANDRADE, Kelen Martins. Climatologia e comportamento dos sistemas frontais sobre a América do Sul. Mestrado em Meteorologia, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, São José dos Campos, 2005. Disponível em: http://bibdigital.sid.inpe.br/.

IAG/ACA. Frentes e frontogêneses. Meteorologia Aplicada a Sistemas de Tempo Regionais (MASTER) – Departamento de Ciências Atmosféricas (ACA), IAG/USP, [s.d.]. Disponível em: http://master.iag.usp.br/pr/ensino/sinotica/aula09/.

INMET. Glossário. Instituto Nacional de Meteorologia, [s.d.]. Disponível em: https://portal.inmet.gov.br/glossario/glossario.

Esquema ilustrativo mostra como se formam as frentes de ar frias e quentes.
Uma frente de ar é uma formação que representa o encontro entre duas massas de ar com características opostas.
Publicado por Paloma Guitarrara

Videoaulas

Artigos Relacionados

Antártica
Antártica, características da Antártica, Tratado da Antártica, exploração econômica do continente antártico, fauna e flora, clima, política, Antártida, pólo sul.
Camadas da Terra
Conheça as três grandes camadas que formam o Planeta Terra. Saiba mais sobre a formação, a estruturação e a composição da crosta terrestre, do manto e do núcleo.
Circulação Atmosférica
Entenda o que é e como funciona a circulação atmosférica global.
Fenômenos atmosféricos
Conheça alguns dos principais fenômenos atmosféricos que se manifestam, tais como o efeito estufa, a inversão térmica, os ciclones e muitos outros.
Formas litorâneas de relevo
Veja quais são as principais formas litorâneas de relevo, como enseadas, baías e outras.
Fossa Oceânica
Fossa Oceânica, o que é fossa oceânica, as principais fossas oceânicas, a fossa oceânica mais profunda, a formação de fossas oceânicas, características das fossas oceânicas, moradores das fossas oceânicas.
Frente Fria
Saiba quais são as características de formação e de atuação de uma frente fria. Entenda a influência das frentes frias na formação do clima e do tempo de uma região.
Lua
Saiba quais são as características físicas da Lua. Veja qual é a teoria mais aceita quanto à sua formação. Entenda a influência desse satélite natural no planeta Terra.
Massas de ar
Leia sobre as características das massas de ar presentes no espaço global. Saiba também quais são as principais massas de ar que atuam no Brasil.
Oceania
Seção destinada aos diversos temas e aspectos referentes à Oceania, o menor continente do planeta.
Plutão
Conheça as principais características de Plutão e as novas informações obtidas pela sonda New Horizons!
Poluição marinha
Clique aqui e entenda o que é poluição marinha. Conheça suas causas, seus tipos e suas consequências.
Qual é a diferença entre tempo e clima?
Descubra a diferença entre tempo e clima. Saiba quais são as definições de cada um, bem como os elementos que os influenciam. Veja também o que é previsão do tempo.