Formigas e adoçantes

Existe uma relação não muito agradável entre formigas e adoçantes. Ao contrário do açúcar, os adoçantes artificiais não agradam ao paladar dessas exigentes criaturas. Saiba agora o porquê de seu adoçante se manter intacto quando deixado perto de formigas.

Para entender a diferença básica entre o açúcar e o adoçante temos que nos atentar à química da composição.

O nosso açúcar, que nada mais é do que a sacarose na forma sólida, é rico em carboidratos. Como as formigas necessitam de muita energia para se locomoverem o dia todo atrás de alimento e suprir as necessidades de todo o formigueiro, nada mais apropriado do que consumirem bastante açúcar a fim de garantir um nível energético satisfatório para suas necessidades físicas.

A quantidade de calorias presente em algumas míseras gramas de açúcar já fornece energia suficiente para a sobrevivência da espécie. Cada grama de sacarose fornece 4 Kcal.

Os adoçantes, por sua vez, contêm sacarina em vez de sacarose, substância que não é metabolizada pelo organismo de formigas. Portanto, a sacarina não produz nenhuma energia para elas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Líria Alves
Graduada em Química

Formigas amam açúcar
Formigas amam açúcar
Publicado por Líria Alves de Souza

Videoaulas

Artigos Relacionados

Aromatizantes
Ésteres conferem aroma característico aos alimentos.
Açúcar invertido
Descubra o segredo dos recheios de balas através da isomeria.
Carboidratos ou Glicídios
Conheça a constituição química dos carboidratos, como eles nutrem nosso corpo e mantêm o seu bom funcionamento, e quais são suas fontes de obtenção.
Tomates maduros e etileno
A relação deste gás com a maturação de vegetais.
Vanilina – Principal componente da essência de baunilha
Conheça mais a respeito das origens, formas de obtenção e aplicações da vanilina, principal componente da essência de baunilha.
Óxidos em bebidas gaseificadas
Como identificar a presença de um composto químico em uma solução?