Metal Manganês

O manganês é um metal abundante na crosta terrestre, em sua forma natural se caracteriza como um sólido cinzento, seu consumo por inalação ou por via oral pode causar problemas graves, daí o porquê de ser definido como metal pesado. O Manganês ataca o fígado e o Sistema Nervoso Central (SNC), podemos classificar os problemas provenientes do contato prolongado em três níveis:

Primeiro estágio - efeitos adversos no sistema nervoso e respiratório: distúrbios do sono, dores musculares, transtorno mental, maior incidência de bronquite aguda, asma brônquica e pneumonia.

Segundo estágio - início da fase clínica: dificuldade na fala, reflexos exagerados e tremor.

Terceiro estágio - se o paciente alcançar este nível, ele ará a apresentar a psicose maníaco-depressiva e os mesmos sintomas da clássica síndrome do mal de Parkinson (doença degenerativa).

Fique atento, pois o problema pode estar na água que você consome! Pesquisas revelaram que pessoas que consomem água com nível de manganês acima da média apresentam sintomas como rigidez muscular, tremores das mãos e fraqueza. É mais um motivo para ingerirmos somente água tratada.
Manganês no estado natural.
Manganês no estado natural.
Publicado por Líria Alves de Souza

Videoaulas

Artigos Relacionados

Arsênio
Clique aqui e descubra as propriedades do arsênio. Entenda quais são os perigos e os seus efeitos no corpo humano, como ele é utilizado e onde é obtido.
Metal Bário
Elemento químico tóxico, Bário, sintomas de intoxicação por bário, mineral barita, elevada reatividade, sulfato de bário, contraste em radiografias de estômago e intestino, Utilizações do metal Bário, foguetes pirotécnicos, carreador de rádio.