Origem dos soluços

Há quem se incomode com uma crise de soluços que não quer ar, e não é para menos, em alguns casos não há simpatia que resolva, erguer os braços e prender a respiração, levar um susto, colocar um grão de arroz na testa, nada disso adianta quando o assunto é soluçar. Mas por que nosso corpo desempenha essa incômoda tarefa?

O soluço é uma resposta do organismo a contrações súbitas do diafragma (músculo responsável pela respiração). Esse músculo se localiza logo acima do estômago e é responsável pela expansão de nossos pulmões no ato de respirar.

O soluço surge quando o diafragma se contrai subitamente após se expandir, essa ação força a entrada de ar nos pulmões, e ao mesmo instante a glote se fecha. A glote é uma saliência que se encontra no alto da garganta, que realiza a produção de sons. O som característico dos soluços é resultado do fechamento repentino da glote e interrupção da entrada de ar.
Tomar água acaba com soluços?
Tomar água acaba com soluços?
Publicado por Líria Alves de Souza

Videoaulas

Artigos Relacionados

Acupuntura
Saiba mais sobre os benefícios da acupuntura no tratamento e cura de doenças
Libido
Há sempre dúvidas em relação à libido. Mas o que é a libido?
TPM – Tensão Pré-Menstrual
Entenda o que é a TPM, a famosa Tensão Pré-Menstrual que afeta muitas mulheres no período anterior à menstruação. Considerada uma síndrome por envolver diferentes sintomas, a TPM pode causar muitos incômodos físicos e psíquicos, que são classificados em quatro grupos de acordo com os sintomas e a intensidade.
Variações dos ciclos menstruais
Variações dos ciclos menstruais, o que é menstruação, características dos ciclos menstruais, menstruação normal, hemorragia, menstruação de grande fluxo, menstruação rápida, menstruação periódica, menstruação ausente.