A Polarização da Luz

A polarização da luz ocorre quando a luz natural, que antes se propagava em todos os planos, a a se propagar em um único plano.

As fontes luminosas geralmente emitem luzes formadas por ondas eletromagnéticas que vibram em várias direções, nessas há sempre um plano perpendicular para cada raio de onda luminosa. Essa luz é chamada de luz natural ou luz não polarizada.

Na natureza existem substâncias que ao serem atravessadas pelos feixes de luz deixam ar apenas uma parte da onda luminosa. Desse acontecimento ocorre um fenômeno chamado de polarização da luz. A luz natural que antes se propagava em todos os planos, agora a a se propagar em um único plano.

Os polarizadores funcionam como uma fenda permitindo que a luz e somente em um plano. Se acontecer de dois polarizadores estarem alinhados na mesma direção, a luz a pelo primeiro, mas no segundo não se vê nada, pois não haverá emergência de luz. O acontecimento da polarização da luz dá evidências claras de que ela é formada por ondas transversais. Dessa maneira, esse fenômeno só pode acontecer com esse tipo de onda, assim podemos concluir que com as ondas sonoras não acontece polarização, pois as mesmas são do tipo longitudinal.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Publicado por Marco Aurélio da Silva Santos

Videoaulas

Artigos Relacionados

Convergência de uma lente esférica
Quer saber mais sobre o que é a convergência de uma lente esférica? e o artigo para saber como a calculamos e conhecer os focos das lentes côncavas e convexas.
Newton e as Cores
Saiba como Isaac Newton verificou a dispersão da luz branca.
O telescópio
O telescópio é um instrumento que permite estender a capacidade dos olhos humanos em observar objetos longínquos.
Velocidade da luz
Clique aqui para descobrir qual é a velocidade da luz. Veja quantas voltas a luz dá na Terra em um piscar de olhos. Saiba o que afeta a velocidade da luz.